Os percevejos de cama são insetos picadores e sugadores de sangue pertencentes a ordem Hemíptera e a família Cimicidae, duas espécies são as que mais causam preocupação ao ser humano, o Cimex lectularius e Cimex hemipterus.
Apesar de serem considerados um problema de saúde pública não há registro de percevejos de cama transmitindo doenças ao ser humano, mas por serem extremamente eficientes em encontrar e se alimentar do sangue dos hospedeiros, atacando frequentemente as áreas do corpo que permanecem mais expostas durante o sono, como rosto, pescoço, ombros, braços e pernas, a qualidade do sono da pessoa que dorme em um local infestado é ruim, o que pode causar letargia, promovendo falta de atenção no trabalho e nas tarefas do dia-a-dia. Além disso, sua presença causa estresse psicológico, interferindo na qualidade de vida do cidadão.
São insetos sem asas, de corpo achatado, coloração marrom avermelhada, de 4 a 7 mm de comprimento, possui comportamento noturno, são encontrados principalmente em dormitórios e salas, mas também podem ser vistos em outros ambientes como áreas de serviços e cozinha.
Estes insetos podem sobreviver longos períodos sem se alimentarem. Depositam de 200 a 250 ovos ao longo de 2 meses, em grupos de 10 a 50.
Podem ser encontrados em residências, hotéis, motéis, alojamentos e penitenciarias, além de meios de transportes.
Locais onde comumente encontramos Percevejo de Cama:
» Frestas e fendas nas paredes
» Nos estrados e outras estruturas das camas,
» Em guarda – roupas, armários e outros mobiliários.
» Em costuras, forros e dobras de colchões e sofás,
» Atrás de quadros
» Em Guarnições de portas
» Atrás de rodapés
» Em conduites e interruptores,
» Em costuras de Malas / Bolsas
Medidas para prevenir o aparecimento de Percevejos:
» Limpar frequentemente os ambientes, utilizando aspiradores e dando atenção principalmente a frestas e fendas existentes
» Manter o assoalho e junções calafetados e encerados
» Vedar fendas e orifícios nas paredes, inclusive nos abrigos de animais domésticos, sempre que possível;
» Cuidar da higiene pessoal trocando roupas de cama com frequência;
» Expor ao sol, periodicamente, roupas, colchões e camas, pois o calor e a luminosidade desalojam os percevejos;
» Vistoriar frequentemente roupas, móveis e objetos que tenham sido transportados de outros locais, principalmente, se forem de locais infestados.
Pela dificuldade no diagnóstico e localização da fonte de infestações por estes insetos, chame uma empresa especializada a qualquer sinal da presença desta praga.
Medidas de controle percevejos de Cama:
Caso tenha a presença deste inseto em sua residência ou local de trabalho e se as medidas preventivas citas não foram suficientes para conter a infestação, entre em contato com uma empresa especializada para inspecionar sua casa e eliminar o problema.