Baratas em forno e doenças virais: creche é investigada por maus-tratos
Operação contra o estabelecimento foi deflagrada na terça-feira (28/5) pela 3ª DP do Cruzeiro, no Distrito Federal
Com a proximidade da Copa do Mundo, muitas empresas e funcionários se deparam com alguns questionamentos, especialmente no que diz respeito à jornada de trabalho nos dias de jogos da seleção brasileira.
Se repetirá a indagação de sempre: a empresa precisa liberar o funcionário no horário das partidas?
Chegando à final da Copa do Mundo, a seleção brasileira disputará 7 jogos de segunda a sexta.
Não há nenhuma obrigação legal de dispensa do funcionário (como ocorreu na Copa disputada no Brasil), sendo que eventual liberação ficará a critério do empregador, que avaliará a possibilidade e a relação custo x benefício em manter o funcionário na empresa.
Cabe a empresa decidir sobre a flexibilização da jornada de trabalho (diminuição) ou a dispensa total (folga nos dias dos jogos).
Em ocorrendo alguma destas hipóteses, as horas não trabalhadas deverão ser regularmente pagas, pois a decisão de dispensar os funcionários partiu da empresa.
Há também como se prestar os serviços no regime de teletrabalho (se a atividade assim permitir) ou instituir banco de horas específico para este período.
Para a instituição do regime de banco de horas, a legislação exige uma maior formalidade. Assim, há que se fazer acordo individual escrito e a compensação ocorrer obrigatoriamente em até seis meses (devendo ser observada a regra da CCT).
Importante que se dê tratamento igual para todos os funcionários, não podendo haver discriminação e nem privilégio a colaboradores que trabalham no mesmo setor e mesmas funções.
Paulo Ferro da Trajano e Ferro
Operação contra o estabelecimento foi deflagrada na terça-feira (28/5) pela 3ª DP do Cruzeiro, no Distrito Federal
A APRAG (Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas) participou ativamente dos três dias da CONBRAN – Congresso Brasileiro de Nutrição, realizado no Pro Magno Centro de Eventos. C...
Moradores de Votuporanga têm relatado episódios de pânico devido à infestação de escorpiões na cidade. Desde o início do ano, mais de 120 pessoas já foram picadas pelos animais peçonhentos, ...
O ECOPRAG SUMMIT reuniu uma feira vibrante, composta por patrocinadores e apoiadores, onde a visitação teve como principal objetivo a apresentação de novos produtos, equipamentos e soluções inov...
No final de abril, a APRAG marcou presença na CONDO Mais, uma feira e congresso voltados para profissionais que gerenciam condomínios empresariais e residenciais. O evento, realizado paralelamente ...